top of page

10 coisas que levam a DEPRESSÃO e TRISTEZA

  • Foto do escritor: Silvana Hennicka
    Silvana Hennicka
  • 13 de fev. de 2023
  • 6 min de leitura

Esse é um assunto importante para muita gente, já que na maior parte do tempo as pessoas estão tristes.


Não há nada de errado em se sentir triste, mas você não acha melhor saber o motivo que te deixa assim e quem sabe poder mudar este quadro?


Pode ser que tem dias em que você não quer sair da cama, nem fazer nada. Parece que tudo é meio sombrio e na maioria das vezes você nem sabe por que está assim.


Então, eu vou te explicar de uma forma bem simples.

A nossa mente e o nosso corpo têm um grande papel para desempenhar, em se tratando das nossas emoções. Você nunca se sentiu triste em uma simples mudança de estação, por exemplo? Você ama o verão e quando começa a esfriar você já se pega reclamando e nem quer sair de casa.


E o pior, é que quando você fica triste, tudo parece que desanda.


Você se sente esgotado, com pouca energia para fazer as coisas mais simples. A cabeça parece que pesa 10 quilos. Você se sente irritado, com vontade de chorar. Não consegue nem se concentrar. O corpo fica todo dolorido e “pesado”. Muitas pessoas perdem o apetite e outras comem compulsivamente.


Você também pode ter a sensação de desesperança e de que não serve pra nada, que se tornou uma pessoa inútil e pode ser que você esteja se sentindo assim neste exato momento, por isso veio para aqui.


Mas o ponto é saber lidar com isso até descobrir a causa dessa tristeza. É verdade que muitas vezes a gente até sabe porque está triste, mas isso passa com o tempo e está tudo bem. O problema é não se dar conta de que está indo rumo a um buraco sem fundo que se chama depressão.


Por isso eu vou te passar aqui, 10 gatilhos que podem estar te deixando triste e que na maioria das vezes você não faz ideia.


1. Substâncias químicas no cérebro

Alguns de nós têm cérebros mais resistentes ao estresse, mas outros nem tanto e uma simples mudança nos neurotransmissores pode justificar a depressão e a tristeza resultante dela. é importante entender que tristeza e depressão, na maioria dos casos, estão relacionadas.


2. Clima

Você sabia que em países frios o número de pessoas que tiram a própria vida é muito maior do que em países tropicais? E a explicação é simples, menos sol deixa as pesooas mais tristes! É comprovado que a luz do sol aumenta o nosso humor e nos leva a resolver nossos problemas de forma criativa. Quando se tem pouco sol, além de ser mais fácil entrar em uma tristeza profunda e até em depressão, podemos ter alterações do sono e diminuição do apetite sexual.


3. Deficiência de vitaminas

Nosso corpo todo é regulado por hormônios e precisa de vitaminas e minerais para ficar 100%. Eu não sei se você sabe, mas o que chamamos de vitamina D, na verdade é um hormônio, porque é produzida pelo corpo, enquanto que as outras vitaminas precisam ser ingeridas pelo organismo. Daí vem a importância de uma alimentação bem balanceada.


Mas a questão aqui nem é falar da sua alimentação, mas do que pode acontecer se você estiver com deficiência de vitamina D e B12, pois as duas estão associadas à depressão.

Por isso é indicado expor o corpo ao sol por pelo menos 15 minutos ao dia, sem protetor solar e entre as 10 horas da manhã e as 4 horas da tarde.

Isso é necessário para a absorção da vitamina D. Já a Vitamina B12 é encontrada naturalmente nas carnes de origem animal.


Se tiver dúvidas sobre como está seu corpo “por dentro”, procure seu médico ou seu nutricionista que eles poderão te auxiliar.


4. Hormônios

Os níveis de certos hormônios, especialmente os produzidos na glândula tireoide, influenciam nessa questão da tristeza e tem uma forte ligação com a depressão.

Se formos falar sobre a linguagem do corpo e como ele se comunica, posso dizer que quem tem problemas de tireoide, de duas uma, ou fala o que não deve, ou se cala quando deveria falar.

Qual é o seu caso?


5. Expectativas

Depressão ou sentir-se triste, nem sempre está relacionado com o que aconteceu com você, mas sobre como você percebe e atribui significado aos eventos normais da vida. Aqui entram questões como um término, por exemplo, ou a morte de um ente querido. Essa necessidade de ter o outro por perto para suprir algum tipo de carência em nós, faz com que muitas pessoas alimentem um estado de tristeza.


Você trabalha duro na vida, muito duro, faz as coisas certas, mas na maior parte do tempo, parece que as recompensas externas nunca chegam. Mas eu tenho uma coisa pra te dizer, a vida é assim e sempre será, ela naturalmente não é justa.


Temos as fases boas e as não tão boas, o que difere as pessoas, é como cada uma lida com as diferentes fases. O sofrimento e as perdas são inevitáveis, fazem parte da evolução.

Se você ficar o tempo todo esperando que te tratam bem e sejam justos com você, se lamentando e se vitimizando, certamente você ficará desapontado. Ninguém tem nenhuma obrigação de te agradar.


É importante se lembrar de que tempos difíceis fazem parte da vida e que, apesar desses tempos difíceis e das coisas não saírem como planejamos, temos que ser gratos e focar nas coisas boas.


6. Eventos adversos na infância

Qualquer trauma de infância, abuso, negligência, perda de um dos pais, divórcio, coisas que a gente insiste em carregar na mochilinha da vida, deixa os cérebros das pessoas cognitivamente menos flexíveis e menos resilientes. É como se a pessoa estivesse desconectada e isso faz com que ela se torne mais vulnerável à depressão.


Eu sei que pode ser difícil superar um trauma, mas pensa comigo, não dá pra sofrer no passado, só no presente, então, é importante identificar qual é o gatilho que te faz alimentar as coisas ruins que aconteceram com você e que não tem como mudar.

Às vezes um evento no agora é o suficiente para você se trancar no quarto e voltar para o passado, procurando situações para se vitimizar, escolhendo conscientemente, sofrer.

Acredito que pelo menos uma vez na vida você já fez isso. Buscou motivos para potencializar a sua dor e se fazer de vítima.


7. Estresse

Tem várias situações que podem gerar estresse, problemas financeiros, solidão, brigas constantes com pessoas da família, filhos, cônjuge, pai mãe, sofrer bullying, viagens longas, hora extra no trabalho, desemprego, estudar e trabalhar ao mesmo tempo, filhos pequenos… Enfim, a lista é longa e isso pode se arrastar, desencadeando uma cascata de negatividade em muitas áreas da sua vida.


Claro que ter estresse de vez em quando é normal e assim que a gente identifica, já faz algo para mudar o quadro, mas o estresse crônico rouba nossa capacidade de recuperação e esgota nossos recursos mentais, levando a tristeza e muitas vezes, a depressão.


8. Pensamentos negativos.

Refletir sobre as decepções da vida ou tentar encontrar uma razão pela qual as coisas não estão indo do jeito que você gostaria, também pode desencadear tristeza. Igual eu já falei anteriormente, procurar motivos para se vitimizar. E não é só isso, é só pensar em coisa negativa, é só falar em desgraça e abrir a boca para falar “merda”, literalmente.


Por mais que alguém tente te animar, lá está você, puxando a outra pessoa pra baixo. Se você pode escolher, por que não escolhe as coisas boas. Já parou para pensar que na maioria dos casos o sofrimento é uma escolha consciente?


9. Se criticar

Se sua voz interior está constantemente julgando e criticando suas ações, as suas decisões, o seu comportamentos e assim por diante, isso pode afetar a sua autoestima e uma autoestima abalada pode te levar para o fundo do poço, onde só existe tristeza e lamentação.

A mudança do mundo está no controle dos pensamentos dos seres humanos. Quando você conseguir controlar o seu diálogo interno e só conversar coisas boas e positivas consigo mesmo, sua vida vai mudar e você nunca mais sentirá tristeza.


10. Sentir solidão

Sabemos que é no silêncio que a gente muda a vida, que quanto menos barulho tiver, mais fácil chegar a um objetivo, porém, nem todo mundo é assim, aquela pessoa que prefere estar sozinha do que acompanhada e se sente bem com isso. Se você não chegou ainda no nível hard da solitude, é óbvio que vai ficar triste quando estiver sozinho.


Somos animais sociais e a solidão é cronicamente estressante e deprimente para pessoas carentes e que de certa forma, ainda não sabem como mudar suas vidas, porque quando você se vê sozinho, já bate aquela tristeza por se sentir excluído e rejeitado.


Esses são apenas alguns gatilhos que precisam ser evitados para que você se torne uma pessoa feliz, seja sozinho ou acompanhado, o que importa é que não dá para esperar entrar em um quadro de depressão profunda, para fazer alguma coisa e se você quiser ajuda, eu posso te dar.


Dentro do meu treinamento METAMORFOSE, você terá um melhor entendimento sobre a vida e vai desenvolver o amor próprio, que pra mim, é a base de qualquer transformação. Deus já nos deu tudo, uma vida próspera, abundante e feliz, mas poucas pessoas sabem o que é preciso para acessar esse poder interno e assim, fazer essa existência ter valido a pena.


Entre para o METAMORFOSE e você nunca mais será a mesma pessoa de antes.

Saiba mais aqui!



Comments


bottom of page