top of page

Repetir por 21 dias ALTERA a REALIDADE?

  • Foto do escritor: Silvana Hennicka
    Silvana Hennicka
  • 15 de fev. de 2023
  • 5 min de leitura

Quem nunca ouviu dizer que para algo se realizar, ou que para um novo hábito se formar, é preciso persistir por 21 dias?


Quem sabe você até já tenha feito isso, dando certo ou não, e foi por este motivo que me senti na obrigação de falar um pouco mais sobre essa teoria, afinal de contas, eu também já fiquei repetindo uma frase escrita por 21 dias e nada aconteceu.


Mas então, por que as pessoas espalham essa ideia de que após 21 dias consecutivos repetindo algo, mágicas acontecem?


Não tem como falar sobre esse assunto sem falar no criador dessa teoria, Maxwell Maltz, um cirurgião plástico da década de 1950, que um certo dia começou a notar um padrão estranho entre seus pacientes.


A teoria dos 21 dias

Quando Maltz realizava uma cirurgia de nariz, por exemplo, ele descobriu que o paciente levava cerca de 21 dias para se acostumar a ver seu novo rosto no espelho. Da mesma forma, quando um paciente tinha um braço ou perna amputados, o cirurgião percebeu que o paciente “percebia” um membro fantasma por cerca de 21 dias, antes de se ajustar à nova situação.


Mas você prestou atenção no que acabou de ler?

“Cerca” de 21 dias e não 21 dias "exatos''.


Essas experiências levaram Maltz a pensar sobre o seu próprio período de adaptação às mudanças e novos comportamentos, e ele percebeu que também levou cerca de 21 dias para formar um novo hábito, e então ele disse o seguinte:


“Estes e muitos outros fenômenos comumente observados tendem a mostrar que requer um mínimo de cerca de 21 dias para que uma velha imagem mental se dissolva e uma nova se solidifique.”

Só que aconteceu uma coisa, Maltz escreveu um livro e esse livro vendeu horrores, mais de 30 milhões de cópias, e foi aí que começou o problema, pois ele acabou influenciando quase todos os principais profissionais de "autoajuda", inclusive Tony Robbins.


E à medida que mais pessoas replicavam essa história dos 21 dias, começaram a esquecer que ele disse "cerca de 21 dias" e encurtaram para:


"Demora 21 dias para formar um novo hábito."


No mínimo 21 dias

E é por isso que a sociedade espalha até hoje o mito comum de que leva 21 dias para formar um novo hábito e é por isso que muitas pessoas começam a desacreditar na possibilidade de uma transformação baseada em um foco persistente naquilo que se quer alcançar.


E é absurda a frequência com que o número 21 é citado como fatos estatísticos, e sabe por que?


Acredito que você já sabe a resposta né?


Se um número suficiente de pessoas disser algo várias vezes, todos os demais começarão a acreditar e a passar adiante, então faz sentido porque o mito dos “21 dias” se espalhou, porque é um prazo suficiente para inspirar o seu subconsciente, mas curto demais para se tornar um novo hábito e fazer parte da sua vida cotidiana.


Distorção do que foi dito

Mas nós não podemos aqui dizer que o tal do Maxwell Maltz foi leviano em afirmar isso, na verdade ele não afirmou nada, ele estava simplesmente observando o que estava acontecendo ao seu redor, e não fazendo uma declaração de fato.


Além disso, ele fez questão de dizer que esse era o tempo “mínimo” necessário para se adaptar a uma nova rotina, o problema que acontece muito, inclusive lá no meu canal do YouTube, são os analfabetos funcionais que não sabem interpretar as coisas antes de sair espalhando.


Mas então, qual é a verdadeira resposta? Quanto tempo leva para formar um hábito ou quanto tempo leva para quebrar um mau hábito?


Um novo hábito

Segundo alguns estudos, leva mais de 2 meses para que um novo comportamento vire hábito, ou seja, se você deseja definir suas expectativas de maneira adequada, a verdade é que provavelmente levará de dois a oito meses para criar um novo comportamento em sua vida, não apenas 21 dias.


Mas uma coisa que os pesquisadores descobriram, e que é curioso, é que não tem problema você pisar na bola de vez em quando. Deixar de realizar a rotina correta, não atrapalha na criação de um novo hábito, porque na verdade, o processo tem que ser saudável, não é um processo de tudo ou nada.


Só que é aí que mora o perigo, pois temos a tendência de voltar ao antigo hábito quando deixamos de fazer por 1 vez e depois 2, 3… e assim por diante.


Por exemplo, se você deixa de ir 1 dia na academia e no outro também não vai, depois vai 1 e falta 3, é muito mais fácil você desistir do que levar adiante aquele processo até ele virar um hábito na sua vida, como escovar os dentes pela manhã, por exemplo.


Mas não desanime, veja isso como inspiração e não se frustre se você tentar algo por algumas semanas e isso não se tornar um hábito.


Deve demorar mais do que isso! Não há necessidade de se julgar se você não consegue dominar um comportamento em 21 dias. Aprenda a amar a caminhada longa e lenta para a grandeza e concentre-se em não desistir nunca do que você acredita que será melhor para a sua evolução.


Não tenha pressa

Você não precisa ser perfeita. Cometer um erro uma ou duas vezes não tem impacto mensurável em seus hábitos a longo prazo, desde que você não desanime, basta tratar o fracasso como algo que faz parte da vida e se dar permissão para cometer erros e desenvolver estratégias para voltar aos trilhos rapidamente.


Adotar cronogramas mais longos pode te ajudar a perceber que os hábitos são um processo e não um evento, e que determinar um tempo específico, como 21 dias, pode fazer com que você desista toda vez que tentar, por isso, abrace o processo e se comprometa.


Entender isso desde o início torna muito mais fácil gerenciar as suas expectativas e levar a sério a decisão de fazer pequenas coisas, ao invés de se pressionar para fazer tudo de uma vez.


Entenda que o tempo que leva para formar um novo hábito, no fundo não importa muito, afinal, se levar 21 dias ou 300 dias, o tempo vai passar de qualquer forma, então dê o seu melhor para conseguir aquilo que deseja.


E se por acaso você está precisando de uma transformação completa, você precisa conhecer o METAMORFOSE, um dos programas mais completos do Brasil e que está “reconstruindo” as mulheres através da destruição de crenças e uma nova reprogramação mental.


Já são mais de 3 mil mulheres transformadas e se você quiser saber mais sobre o METAMORFOSE e ler alguns depoimentos reais, basta clicar aqui e descer até o final da página.


Lembre-se que até para sair da cama é preciso dar o primeiro passo, então comece com o primeiro dia de mudança e não desista até o ponto que você determinou como objetivo.


E não importa se você tropeçou durante o caminho e caiu, levanta, sacode a poeira e segue em frente, sem olhar pra trás.


Portanto, esqueça o número de dias, o que importa é comemorar a vitória e se manter onde mais você almeja chegar.



Comments


bottom of page